Carolina Araújo

Carolina Araújo

Carolina Araújo

Sobre o Palestrante

Doutoranda em Arquitetura e Urbanismo na linha de pesquisa Projeto e Tecnologia do Ambiente Construído, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC.
Mestre em Arquitetura e Urbanismo na linha de pesquisa Simulação de Modelos de Edifícios utilizando a Tecnologia BIM, Universidade São Judas – USJT.
Especialização em English for Specific Purposes Architecture, NCA Language School, Toronto, Canadá.
Graduada em Arquitetura e Urbanismo, Universidade Tuiuti do Paraná, UTP.
Fundadora do portal Revit Architecture e BIM com Carolina Araújo.
Fundadora do 1º Concurso Nacional Crie o Amanhã.
Co-Fundadora do 1º Seminário Nacional VIABIMLIZE.
Palestrante, Instrutora e Consultora BIM.
Segmento de trabalho em construção virtual, modelagem paramétrica e computação gráfica em busca da melhoria do processo de projeto, adoção de novos fluxos de trabalho e planejamento em todas as etapas do projeto, em diferentes tipos de programas e necessidades.
Desenvolvedora de infoprodutos para otimizar processos de projeto em plataforma digital, atuando na área AEC a mais de 8 anos, compartilhando conhecimento, disseminando a plataforma BIM e realizada pelos seus alunos ao aplicarem seu método de trabalho.

Palestra 01

Uso de Modelos de Vistas no Software Revit

Sobre a Palestra

Demonstração de ferramentas computacionais no software Revit Architecture que possibilitam layout humanizado através de modelos de vistas, com ênfase nos diferentes tipos de representações, bem como: background, materiais, texturas, luzes, sombras, reflexos em mobiliários, pisos, paredes, entre outros.

 

Palestra 02

Construções em Containers

Sobre a Palestra

A construção civil é uma das atividades que mais gera resíduos sólidos, contribuindo para os impactos negativos ambientais. Nessa relação de causa e efeito fica claro que a inserção e o incentivo às ações sustentáveis são fundamentais. Identificado como uma tendência inovadora na arquitetura, com inspiração industrial e capacidade em atender aos requisitos técnicos de adaptação a diferentes situações construtivas, o uso desses elementos garante muito mais do que personalidade a obra. A palestra Construções em Containers foi desenvolvida tendo em vista a necessidade atual em atender de forma dinâmica projetos com responsabilidade ambiental, conforto, estética e economia.

 

Palestra 03

Projetos de Vias Públicas

Sobre a Palestra

As funções urbanas de maior importância, encontram-se estruturadas através da organização e planejamento das vias e circulações, setorização do espaço enquanto cidade e melhoria dos diferentes sistemas de transporte, coletivos ou privados. Compreendendo a importância que o sistema de vias públicas desempenha no território urbano, a palestra Projetos de Vias Públicas foi desenvolvida com a premissa de favorecer amplamente a relação entre o traçado das vias e as condições urbanísticas, atribuir relevância as questões de mobilidade urbana e transporte, bem como contribuir para o planejamento de vias e circulações; Durante a palestra será demonstrado módulos de ruas retas ou curvas com a possibilidade de com ou sem meio-fio, bueiros, módulos de cruzamentos, rua-de-saque, rotatória, vias férreas, ciclismo, bem como componentes de pilares paramétricos e sinalização de trânsito.

 

Palestra 04

Projetos de Parklets em Ambiente Virtual

Sobre a Palestra

O novo conceito de espaço público vem difundindo a importância da implantação de equipamentos urbanos, dentro deste conceito entende-se a importância de promover a interação dos usuários entre si, e com o ambiente urbano. As reflexões abordadas em diferentes momentos da história do urbanismo detectam a necessidade em reformular os espaços públicos que, em lugares anteriormente despercebidos tornam-se grandes potenciais urbanísticos na conformação da cidade. Compreendendo a importância que a vitalidade urbana desempenha no espaço enquanto cidade, a palestra Projetos de Parklets em Ambiente Virtual tem como objetivo demonstrar minipraças onde a ocupação se restringe a uma ou duas vagas de estacionamento, que podem ser equipadas com mobiliários urbanos e que tenham o intuito de promover a valorização do espaço público urbano, contribuindo assim para as relações sociais e o convívio ao ar livre.

 

Palestra 05 (CONBIM 2.0

Representação gráfica e artística

Sobre a Palestra

Demonstração de ferramentas computacionais no software Revit Architecture que possibilitam layout humanizado através de modelos de vistas, com ênfase nos diferentes tipos de representações, bem como: background, materiais, texturas, luzes, sombras, reflexos em mobiliários, pisos, paredes, entre outros.